fbpx

Como alimentar um cavalo para ganho de peso?

Compartilhe :

Uma preocupação freqüente dos proprietários de cavalos é manter seus cavalos em boas condições. De fato, uma perda inexplicável da condição é frequentemente um sinal clínico de doença, infecção parasitária, úlceras etc. Se seu cavalo está em condição corporal abaixo do ideal, aqui estão algumas dicas para ajudar no ganho de peso e no atendimento de todas as suas necessidades nutricionais.

 

 

Verifique a saúde do seu cavalo

 

Antes de mais nada, certifique-se de que seu cavalo está em boa saúde, chamando seu veterinário, que fará os testes necessários. Verifique também com um dentista equino para ter certeza de que a dentição de seu cavalo está livre de pontas ou anormalidades. Uma boca dorida pode levar a problemas de mastigação e, portanto, má absorção da ração. Além disso, a dor provocada por irregularidades e pontas de dentes faz com que o cavalo deixe de comer.

Aumentando o consumo de fibras

A fibra está principalmente contida na forragem, que é parte fundamental dieta do cavalo. Assim, é importante fornecer feno ou pré-secado em quantidades suficientes, idealmente à vontade. A fibra de qualidade também pode ser encontrada no pasto, especialmente durante o verão e primavera, quando as gramíneas estão com conteúdo nutritivo máximo. O feno de alfalfa é também uma boa fonte de fibra porque contém mais energia do que feno de gramíneas, mas deve-se observar se ele tem alta proporção de folhas e poucos talos, o que indica uma alfafa de alto valor nutritivo e boa qualidade.

Ajustando a ração de seu cavalo

Se seu cavalo come ração concentrada, verifique se o tipo e a quantidade de ração estão adequados à rotina  de treinamento ou esforço diário dele. As rações devem ser fonte de energia, proteínas e fibras, mas também de vitaminas, minerais, pré e probióticos, antioxidantes etc. Os produtos da linha Royal Horse atendem a todas as necessidades nutricionais dos cavalos, sejam eles de esporte, lazer, criação ou descanso. Escolha o produto Royal Horse mais indicado para a atividade ou função do seu cavalo e siga as recomendações de uso ou as orientações do seu veterinário ou zootecnista para ajustar a quantidade correta da ração, sempre em conjunto com uma boa forragem nas quantidades adequadas. Se seu cavalo precisa ganhar peso, opte por rações com mais energia e mais inclusão de óleo vegetal, que trazem mais calorias para a dieta.

Introduzindo óleo na ração do seu cavalo

O óleo vegetal tem muitos benefícios para a saúde de seu cavalo. Além de promover o ganho de peso, o óleo torna a pelagem brilhante, lubrifica o esôfago, fornece ácidos graxos e vitaminas essenciais para a boa saúde de seu cavalo e constitui uma fonte importante de reservas energéticas para o desempenho atlético. Para que o organismo do cavalo seja capaz de utilizar com eficiência o óleo como fonte de energia, é preciso uma adaptação de pelo menos 3 a 4 semanas. Por isso, ao iniciar o uso de uma ração com mais óleo (maior teor de Extrato Etéreo), permita esse tempo para ver resultados como mais resistência e rendimento atlético aparecerem.

 

Adicionando polpa de beterraba à dieta do cavalo

 

Com baixo teor de açúcar, a polpa de beterraba tem muitas vantagens. É mais rica em calorias do que as forragens, e ligeiramente menos rica em energia do que os grãos.

Ele libera energia lentamente para o organismo do cavalo, assim como o feno. É também uma boa fonte de cálcio e não contém amido, ajudando a evitar o excesso de amido na dieta. Também é ideal para cavalos com propensão a distúrbios gástricos pois tem grande capacidade de reter água, hidratando o trato digestivo. A Absolut Speed e a Complete, da Royal Horse, são rações que contêm polpa de beterraba.

 

Suplementos minerais e vitamínicos

 

Para ajudar seu cavalo a se recuperar, você pode complementar sua ração com suplementos alimentares. Um bom sal mineral, como o RH Mineral, e complementos energéticos ou proteicos podem ajudar a compor a dieta do seu cavalo de forma mais customizada, auxiliando no ganho de peso e no atingimento da condição corporal desejada.

 

Uma dieta equilibrada é essencial para o bem-estar de seu cavalo. Não hesite em consultar um veterinário ou um nutricionista de equinos para encontrar a ração ideal para fazer seu cavalo ganhar peso sem risco para sua saúde.