Se seu cavalo apresentar sintomas de tosse, secreção nasal e dificuldade para respirar, especialmente durante o exercício, ele pode ter enfisema. Em termos concretos, esta doença crônica, também conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, como é mais conhecida no meio equestre. A DPOC afeta cavalos que geralmente têm mais de 7 ou 8 anos de idade e se manifesta em particular através de dificuldades respiratórias. A causa destas dificuldades é claramente identificada como uma hipersensibilidade à poeira e ao bolor do ambiente e às vezes presentes no feno. Se seu veterinário concluir que se trata realmente de DPOC, ele prescreverá um tratamento que deverá ser acompanhado de mudanças importantes na rotina de seu cavalo.
A DPOC é o resultado de uma inflamação crônica dos pulmões, causando uma produção excessiva de muco nas vias aéreas do cavalo. Este muco não é eliminado eficientemente, o que dificulta a respiração do seu cavalo.
Além dos sintomas já mencionados, a DPOC pode se manifestar de diferentes maneiras. Ela pode levar a um aumento na frequência respiratória, falta de ar durante o exercício, contração acentuada dos músculos abdominais ao expirar, dilatação das narinas ou perda de peso (o cavalo queima mais energia para expulsar o ar de seus pulmões).
Para aliviar seu cavalo desta doença, seu veterinário pode prescrever vários tratamentos:
Além do tratamento médico, é importante adaptar a rotina de seu animal a fim de limitar sua exposição ao pó, a principal causa desta doença nos cavalos.
Em especial, certifique-se dos seguintes pontos:
A DPOC é uma doença crônica do cavalo que requer um tratamento por toda a vida, bem como uma mudança no estilo de vida de seu cavalo. Por isso, a identificação da doença durante um exame pré-aquisição muitas vezes justifica o cancelamento de uma venda.