fbpx

COMO ESTIMULAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO DO CAVALO?

Compartilhe :

COMO FUNCIONA O SISTEMA IMUNOLÓGICO DO CAVALO?

O sistema imunológico do cavalo, como nos humanos, permite que ele se defenda contra agentes patogênicos (vírus, fungos, parasitas, bactérias etc.). No caso de um ataque de um desses agentes, existem dois tipos de respostas do sistema imunológico: a resposta imune inata, que é imediata, e a resposta imune adaptativa, que intervém secundariamente. A resposta imune inata mobiliza os macrófagos, que atacarão o patógeno, interrompendo sua multiplicação e eliminando-o. Esta ação dos macrófagos se manifesta externamente como uma resposta inflamatória, tal como inchaço, calor ou dor. A resposta imune adaptativa ocorre quando a resposta imune inata não consegue se livrar do patógeno. Agentes imunológicos contendo anticorpos e linfócitos T e B irão então atacar o patógeno e armazená-lo na memória, tornando mais fácil combatê-los novamente se o patógeno for reinfectado.

Portanto, é essencial que o sistema imunológico do cavalo funcione perfeitamente para protegê-lo dos perigos presentes em seu ambiente.

 

COMO O SISTEMA IMUNOLÓGICO DO CAVALO PODE SER REFORÇADO?

Para ajudar seu cavalo a manter seu sistema imunológico, são necessários alguns cuidados. Entre outras coisas, uma dieta balanceada em nutrientes e quantidade é essencial para o bom funcionamento de seu sistema imunológico. Considerando que mais de 70% das células imunes estão localizadas no trato digestivo, é ainda mais importante proteger a flora intestinal de seu cavalo. A dieta do cavalo deve conter todos os micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo, tais como antioxidantes, prebióticos e/ou probióticos, ácidos graxos como ômega 3, vitaminas (A, B, C, D e E), ferro e selênio. O papel dos antioxidantes é proteger o corpo dos radicais livres e assim prevenir muitas doenças. Os probióticos são microorganismos que fortalecem as defesas naturais do cavalo ao estimular as células imunes no intestino. Os ácidos graxos controlam o sistema imunológico para evitar que ele se torne muito ativo e estimulam a produção de linfócitos.

 

QUAIS CAVALOS PODEM TER UM SISTEMA IMUNOLÓGICO MAIS SENSÍVEL?

Como nos humanos, os cavalos mais jovens e mais velhos têm um sistema imunológico menos eficiente, por isso é importante dar uma atenção especial a eles. Produtos como a Royal Horse Potrus Junior (B150) e Fertilité (B100) são perfeitamente adequadas para potros e éguas reprodutoras, fornecendo prebióticos como MOS (Mananoligossacarídeos), além de L-carnitina e Omega 3. Os cavalos de competição também são submetidos a um grande stress e, como atletas, é essencial que seu sistema imunológico possa protegê-los contra qualquer ataque de patógenos. Para estes cavalos, rações como a Royal Horse Absolut Speed (H250) e Podium (H350) não só suportam seu esforço muscular, mas também garantem um bom trânsito digestivo e o fornecimento de todas as vitaminas, oligoelementos e prebióticos necessários para mantê-los em boa saúde.

 

QUE PRECAUÇÕES TAMBÉM DEVEM SER LEVADAS EM CONTA?

Para manter seu cavalo saudável, outras medidas também são necessárias. Seu cavalo precisará ser protegido do frio e da umidade, em um ambiente calmo para evitar qualquer fonte de estresse, e você também precisará verificar regularmente a higiene das instalações, dos cochos e dos bebedouros. Fornecer forragem de qualidade à vontade, além e contribuir para a saúde gastrintestinal do seu cavalo, também promove mais tempo de mastigação, o que ajuda a acalmar seu animal reduzindo o stress.Certifique-se de que as vacinas de seu cavalo estejam em dia para protegê-lo contra as doenças mais perigosas.