fbpx

QUAL RAÇÃO É MELHOR? PELETIZADA OU MULTIPARCTÍCULAS?

Compartilhe :

As rações multipartículas melhoram a digestibilidade do amido em cerca de 20% em comparação aos pellets, devido ao tratamento térmico dos grãos cereais (através de adição de vapor ou extrusão). Isso reduz, entre outras coisas, o risco de episódios de rabdomiólise, laminites e cólicas.

Além de mais palatáveis, elas permitem uma mastigação mais intensa, e com isso a produção de saliva aumenta, o que promove maior proteção do estômago.

Para cavalos gulosos, que comem muito rápido, esta apresentação é particularmente recomendada a fim de evitar o risco de engasgamento de esôfago.

A maioria das rações multipartículas é melaçada. O melaço tem um sabor doce que aumenta a palatabilidade; além disso, ajuda a reduzir o pó na ração (que pode ser irritante para o trato respiratório do cavalo).

Entretanto, as rações peletizadas em sua maioria têm a um preço mais competitivo.

Lembre-se de que o cavalo é um animal de « hábito » e sua dieta não deve mudar muito: o pior para o cavalo é ver sua ração mudar de uma forma para outra constantemente.

Deste ponto de vista, não devemos pensar na dieta de nossos amigos cavalos como a do homem. Se para nós é importante comer uma dieta « variada », o cavalo precisa de uma dieta equilibrada, estável e regular.