fbpx

Quando eu devo dar feno ao meu cavalo?

Compartilhe :

Os cavalos são monogástricos HERBÌVOROS. Sua saúde digestiva está diretamente relacionada com a qualidade e quantidade de feno disponível. É importante, portanto, garantir que seu cavalo tenha sempre forragem para comer, mas a quantidade deve ser adaptada ao seu ambiente e você deve garantir que ela seja de boa qualidade e devidamente armazenada.

Diversos elementos a serem levados em conta

O que deve ser fornecido primeiro: feno ou pellets?

O ideal é que seu cavalo tenha sempre forragem para comer. Se este for o caso, não importa se a primeira refeição do dia é de ração ou feno. Entretanto, se o seu cavalo passa a maior parte da noite sem acesso ao feno, você deve alimentar primeiro o feno e depois o concentrado, pois os cavalos não são projetados para serem alimentados com o estômago vazio.

Cavalos precisam de um mínimo de 1-1,5 kg de feno por 100 kg de peso vivo.

A ligninaé a porção da fibra que o cavalo não consegue digerir, e a qualidade do feno está diretamente associada à quantidade de lignina que ele tem.  Fenos com muito talo e pouca folha têm muita lignina, e a ingestão prolongada desse tipo de forragem pode levar a cólicas de impactação.

Qualidade e armazenamento do feno

Quanto mais tarde o feno for colhido, mais lenhoso e menos digerível ele será (mais lignina).

O feno deve ser armazenado em uma área seca e bem ventilada. Os cavalos nunca devem ser alimentados com feno mofado ou empoeirado ou contaminado com excrementos de animais (gatos, camundongos, etc.).

Conversa aberta
1
Olá!
A Royal Horse agradece seu Contato. Para melhor atendê-lo, por favor informe sua cidade, estado e contato, e se sua dúvida ou interesse é sobre compra de produtos, revenda de produtos ou dúvidas técnicas.