Os cavalos são monogástricos HERBÌVOROS. Sua saúde digestiva está diretamente relacionada com a qualidade e quantidade de feno disponível. É importante, portanto, garantir que seu cavalo tenha sempre forragem para comer, mas a quantidade deve ser adaptada ao seu ambiente e você deve garantir que ela seja de boa qualidade e devidamente armazenada.
O ideal é que seu cavalo tenha sempre forragem para comer. Se este for o caso, não importa se a primeira refeição do dia é de ração ou feno. Entretanto, se o seu cavalo passa a maior parte da noite sem acesso ao feno, você deve alimentar primeiro o feno e depois o concentrado, pois os cavalos não são projetados para serem alimentados com o estômago vazio.
Cavalos precisam de um mínimo de 1-1,5 kg de feno por 100 kg de peso vivo.
A ligninaé a porção da fibra que o cavalo não consegue digerir, e a qualidade do feno está diretamente associada à quantidade de lignina que ele tem. Fenos com muito talo e pouca folha têm muita lignina, e a ingestão prolongada desse tipo de forragem pode levar a cólicas de impactação.
Quanto mais tarde o feno for colhido, mais lenhoso e menos digerível ele será (mais lignina).
O feno deve ser armazenado em uma área seca e bem ventilada. Os cavalos nunca devem ser alimentados com feno mofado ou empoeirado ou contaminado com excrementos de animais (gatos, camundongos, etc.).