Cavalo de sarna de lama

Tudo o que você precisa saber sobre a dermatite de quartela de cavalo

O que é dermatite de quartela de cavalo e quais são os sintomas?

A dermatite de quartela é uma infecção bacteriana que ocorre em condições de solo úmido. Ela afeta principalmente os cavalos que vivem em pastagens durante os períodos de chuva. A dermatite de lama em cavalos se manifesta como uma gota de crostas. Elas aparecem mais freqüentemente nos na parte distal dos membros do cavalo,, mas também (menos freqüentemente) no lombo e na garupa. Os membros e a região de barrigueira também podem ser afetados. A infecção é transmitida através do solo infectado, mas raramente entre indivíduos infectados. Cavalos com pele rosada) são freqüentemente mais suscetíveis a esse tipo de dermatite.

Cavalo de sarna de lama

No entanto, os sintomas da dermatite de quartela são às vezes semelhantes a outras condições de pele, tais como: sarna (estes são ácaros parasitas e não bactérias como no caso da dermatite de quartela), dermatite crônica de cavalo de tração. Estas condições podem ocorrer em qualquer clima ou ambiente. Em caso de dúvida, não hesite em pedir conselhos a seu veterinário.

Como tratar a dermatite do barro em cavalos?

Mantenha seu cavalo seco

A primeira coisa a fazer ao tratar a dermatite de quartela é manter seu cavalo seco. Isto é especialmente importante se seu cavalo vive em um ambiente úmido. Se você tiver a possibilidade, deverá ser capaz de abrigar seu cavalo em uma caixa durante o tratamento. Isto tem a vantagem de tratar seu cavalo de forma mais fácil e rápida. Você também evitará que o baias sujas e evitará a contaminação de outros cavalos que utilizam o mesmo local.

Tratamento de dermatite de quartela em cavalos

Para tratar a dermatite de quartela, aconselhamos a tosquiar os membros infectados para evitar que fiquem muito molhados. Em seguida, limpe cuidadosamente com um sabão anti-séptico, como Betadine Scrub, Chlorhexidine ou mesmo sabão de Marselha (igualmente eficaz!). Remova as crostas dos membros se elas caírem sozinhas. Mas não arranquem as crostas, caso contrário correm o risco de causar uma inflamação excessiva dos membros.

Em seguida, enxágüe bem a área infectada e seque-a o máximo possível com panos limpos. Finalmente, aplique um creme anti-séptico e cicatrizante nas feridas. Repita isto pelo menos uma vez ao dia, duas vezes ao dia é ideal.

Pomadas de cura hidrofóbicas também podem ser recomendadas, mas nem sempre são aconselháveis

Tratamentos naturais para a dermatite de quartela do cavalo

Existem algumas “receitas” para tratar a esterco de lama de cavalo naturalmente. Por exemplo, o aloe vera pode ser aplicado nas áreas desinfetadas. Ele ajuda a curar e rebrotar os pêlos. O azeite de oliva e a argila também são eficazes contra rachaduras. Ao misturar os dois, obtém-se uma pasta, que pode ser aplicada nas rachaduras. O azeite de oliva amacia a pele, enquanto a argila a purifica, removendo as bactérias. O óleo de coco também pode ser aplicado em áreas desinfetadas ao invés de vaselina, pois isola os membros da lama.

A conselho de um veterinário, o cavalo doente pode receber antibióticos.

Como evitar a dermatite de quartela em cavalos?

A dermatite de quartela ocorre principalmente em terreno úmido, portanto você pode optar por manter seu cavalo em baias no outono ou em condições climáticas adversas para evitar exposição excessiva à umidade. Se seu cavalo vive exclusivamente no pasto, você pode comprar ligas à prova d’água nas lojasVocê também pode manter seu pasto para evitar a formação de áreas lamacentas, especialmente ao redor dos cochos ou pontos de água..

Você também pode dar suplementos para seus cavalos que são eficazes contra problemas sazonais de pele. Também é importante equilibrar a dieta de seu cavalo para impulsionar seu sistema imunológico. Em particular, os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 fortalecem a resistência da pele às bactérias. Aminoácidos, zinco e vitamina B promovem a produção de queratina, o que protegerá a pele do cavalo da umidade.